Feira Agroecológica

Feira Agroecológica da UFBA, um projeto mais do que acadêmico!

MOTIVAÇÃO

 
A Feira Agroecológica da UFBA, que acontece toda sexta feira das 07 as 12:30 na Praça das Artes, no Campus de Ondina da UFBA, com mais de oito anos de existência, para além da comercialização de produtos agroecológicos, atende demanda crescente da população em geral por uma alimentação saudável, livre de contaminantes.
 
A Feira é um espaço onde acontecem atividades educativas, socioculturais e de lazer. Fazem parte da programação semanal regular da feira a prática da yoga, oficinas diversas, inclusive gastronômicas, o Bate Papo Agroecológico, tratando de temas diversos relacionados a Agroecologia e saúde. Também temos o momento cultural com predomínio de música ao vivo às 11h. Atividades associadas a outros docentes da UFBA e até mesmo de outras instituições encontram acolhida, fundamentos e conexões neste espaço.
 
Sendo a extensão um eixo que articula ensino e pesquisa e que amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade, a Feira Agroecológica é fruto da articulação:
1) de ações de ensino através dos encontros semanais regulares com os alunos da disciplina BIOD08;
2) de pesquisa através, entre outras, de atividades de campo na caracterização e monitoramento dos produtores rurais; e
3) fruto das articulações com a população em geral, que encontra na Feira Agroecológica um espaço inovador, de trocas e interação de sabores e saberes culturais, artísticos, científicos e tecnológicos.
 
A Feira Agroecológica da UFBA, acima de tudo, estabelece uma relação de união, valorização e solidariedade entre agricultores, consumidores e a academia. Os agricultores são reconhecidos como os mágicos da terra ao gerenciar sabiamente os recursos naturais de modo harmonioso e sustentável, resultando na produção de alimentos ricos e saudáveis. Com a presença dos agricultores, o ato de adquirir nossa alimentação passa a ser consciente e palpável. Dialogamos com aqueles que reúnem os recursos do planeta transformando-os no coentro, na beterraba, nos ovos, no mel, no mamão, laranja, nas raízes, no pão, na cocada, todos indispensáveis à nossa boa e diversificada alimentação.
 
A feira gera um espaço rico e inigualável para o exercício de novas relações. Novas relações didáticas, sociais, econômicas, ecológicas, de cooperação, e de saúde acima de tudo, uma vez que tudo gira no compromisso da produção, comercialização e do consumo de alimentos saudáveis.