Docentes

Acacia Fernandes Lacerda de Carvalho

Possui Mestrado e Doutorado em Ciências (Morfologia e Genética) pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2008). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1994). Foi Coordenadora do Curso de Especialização em Citogenética Humana da UCSal entre 2003 e 2009. Foi Responsável Técnica e Científica do DNA Centro Laboratorial de Genética e Biologia Molecular entre 2000-2009. Desde 2009, é Docente e Pesquisadora Associada II da Universidade Federal da Bahia - UFBa, Orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas da UFBA. Desde 2020 atua como Pesquisadora Colaboradora no ISI CIMATEC - Sistemas Avançados em Saúde, atuando no monitoramento genético para Terapia Celular. Atua em ensino e Pesquisa na área de Genética Humana, com ênfase em Genômica (SNP-array, NGS) Diagnóstico genético das Doenças Raras, Anomalias Congênitas, Deficiência Intelectual, Distúrbios do desenvolvimento sexual, Pré-natal, Pré-implantacional e Infertilidade Conjugal. Membro da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica.

Coordenadora do Laboratório de Genética Humana e Metagênese.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8227096712575197.

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: acacia.carvalho@ufba.br

Adolfo Ricardo Calor

Bacharelado em Ciências Biológicas, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2001). Licenciatura em Ciências Biológicas, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2004). Mestrado em Ciências, área Entomologia, PPG Entomologia da Universidade de São Paulo (2004). Doutorado em Ciências, área Entomologia, PPG Entomologia da Universidade de São Paulo (2008), com período sanduíche na University of Minnesota (USA). Pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2008-2009, FAPESP. Pós-doutorado na University of Minnesota, Insect Museum (USA), 2014-2015, CNPq. Foi chefe do Núcleo Acadêmico de Ensino do Instituto de Biologia da UFBA em 2017. Atualmente é Professor Associado IV, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia. Membro do núcleo-permanente do PPG Biodiversidade e Evolução (antigo Diversidade Animal), UFBA, no qual foi vice-coordenador (2010-11), coordenador (2011-2013; 2017-2019; 2021-2022), atualmente atua como vice-coordenador. Ministra as disciplinas "Diversidade Zoológica II", "Evolução e Sistemática de Insecta" e "Métodos de estudo em Biologia" na graduação em Ciências Biológicas, "Estágio Docente Orientado II", "Tópicos Especiais em Biodiversidade e Evolução IV: Complexo Chapada Diamantina" e "Tópicos Especiais em Biodiversidade e Evolução IV: Bases conceituais aplicadas ao Ensino Médio" na pós-graduação. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática, biogeografia, taxonomia, Trichoptera, insetos aquáticos, entomologia.

Coordenador do Laboratório de Entomologia Aquática

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: acalor@ufba.br

Adriana Oliveira Medeiros

Bióloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) onde fez mestrado (2002) e doutorado (2005) na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. No ano de 2006 fez pós doutorado na Universidade de Coimbra. Professora do Instituto de Biologia desde 2008 onde coordena o Laboratório de Microbiologia Ambiental e orienta alunos de graduação e pós graduação. Credenciada nos programas de Pós Graduação do Instituto de Biologia (PPG em Ecologia e PPG em Microbiologia). Atua como integrante do grupo do pesquisa Aquáripária contribuindo com o conhecimento da atuação microbiana na ciclagem de nutrientes em zonas ripárias.

Coordenadora do Laboratório de Microbiologia Ambiental "Professor Dr. Oswaldo Santos" (LMA).

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: adrianamedeiroslma@gmail.com

Alessandra Selbach Schnadelbach

Possui graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora associada do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia e orientadora no PPG Biodiversidade e Evolução. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética e Evolução Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade genética, marcadores moleculares, filogenia, evolução, biossistemática e genética de populações.

Coordenadora do Laboratório de Genética e Evolução de Plantas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3534813150154706

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: alessandra.schnadelbch@ufba.br

Ana Carolina Sousa de Almeida
Bióloga com Mestrado em Diversidade Animal pela UFBA e Doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGBA/UFPE). Curadora da Coleção de Briozoários do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia (MHNBA/UFBA). Tem experiência na área de Zoologia, realizando pesquisas científicas com ênfase em taxonomia, sistemática, morfologia, evolução, associação e bioinvasão de briozoários marinhos e ofiúros. Participa em projetos de extensão universitária e divulgação científica. 
 
 
 
 
Ana Verena Magalhães Madeira

Sou licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1991) e fiz mestrado em Imunologia também Universidade Federal da Bahia (2000). Entre 2010 e 2014 desenvolvi o doutorado em Educação na área de Currículo e Formação de Professores no PPGE/UFBA com Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) na Universidade do Minho, sob orientação do Dr. José Augusto Pacheco. Sou professora associada do Instituto de Biologia da UFBA, onde leciono desde 1996 disciplinas sobre métodos de estudo em biologia, protozoários, invertebrados marinhos e mais recentemente metodologia do ensino de Biologia. Oriento alunos de graduação em monitoria, iniciação científica (PIBIC), à extensão (PIBIEX) e à docência (PIBID). Na pós-graduação atuo no Estágio de Docência em Ecologia (EDE) do PPG em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores da UFBA. Tenho experiência na pesquisa na área de Educação e de Zoologia e atuo principalmente nas seguintes linhas: Docência universitária; Currículo; Formação de Professores de Ciências e Biologia e Ensino de Ciências e Biologia. Integro o Grupo de Pesquisa do CNPq "FORMACCE em Aberto", sediado na Faculdade de Educação da UFBA e coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo. Atuo coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do curso de Licenciatura em Ciências Naturais (2014-2018) e Biologia (2018-2022) e o Programa de Extensão "Clubes de Ciências na Educação Básica" e "Conteúdos Cordiais: Ensino de Biologia & Educação em Direitos Humanos. Ente 2015 e 2017 exerci o cargo de Chefia do Núcleo de Currículos e Programas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA, pela qual atualmente coordeno o Programa de Formação Pedagógica do Docente UFBA (ForPed/UFBA). Atualmente sou vice-presidente do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6570020457358109

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: madeira@ufba.br

Anderson Geyson Alves de Araújo

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) com parte de seu trabalho desenvolvido no Museu de História natural da Suécia (Naturhistoriska Riksmuseet - NRM), em Estocolmo, Suécia. É Professor Associado I e atualmente está lotado no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, florística e filogenia de Sapotaceae neotropicais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215590706270175

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: anderson.geyson@ufba.br

Andre Luis da Cruz

Graduado em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José do Rio Preto (1995), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu (1998) e Doutor em Ciências (Fisiologia) pela Universidade Federal de São Carlos (2007) com estágios na Universität Bonn (Alemanha) e Universidad de Cádiz (Espanha). Atualmente sou professor Associado na Universidade Federal da Bahia, Campus Salvador, onde desenvolvo pesquisas com ênfase em Morfologia Funcional e Fisiologia Animal Comparada, atuando principalmente nos temas: ecotoxicologia e biomonitoramento em peixes, e fisiologia e morfologia funcional de peixes, anfíbios e répteis.

Coordenador do

Laboratório de Fisiologia Animal

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7861151975882619

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

 

Angela Maria Zanata

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP(1991), mestrado em Zoologia pelo Instituto de Biociências USP São Paulo (1995) e doutorado em Zoologia pelo Instituto de Biociências USP São Paulo (2000). Pós-doutorado no National Museum of Natural History, Smithsonian Institution. Atualmente é professor associadoda Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática e Taxonomia de Peixes de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento, ictiofauna, taxonomia, filogenia, biogeografia, peixes africanos e neotropicais, curadoria de coleção de peixes. 

Coordenadora do Laboratório de Inctiologia (Sistemática, Biogeografia e História Natural de Peixes de Água Doce)

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3356492372189921

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: zanata.angela@gmail.com

 

Bianca Denise Barbosa da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar no Rio Grande do Norte, mestrado em Ciências Biológica na área Biodiversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente na área de Taxonomia de macrofungos, com especialidade em Fungos gasteoides. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Biologia da UFBA, Coordenadora do Laboratório de Sistemática de Fungos e responsável pela coleção de Fungos do Herbário ALCB.

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5626730758767685

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: bianca.denise@ufba.br

 

Blandina Felipe Viana (aposentada)

Possui graduação em Ciências Biológicas (1983) e em Engenharia Agronômica (1981), pela Universidade de Brasília e mestrado (1992) e doutorado (1999) em Ecologia, pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios pós-doutoral na University of Guelph, Canadá (2003-2004), em Ecologia da polinização e conservação de polinizadores na paisagem, e na Queen Mary University of London, em Engajamento público na ciência (2018-2019). É Professora Titular no Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia, onde atua como docente no curso de Graduação em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do IBUFBA no período de 2005 a 2007. Exerceu a função de Coordenadora (2010-2013) e de Pró-Reitora (2013-2014), junto à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora de autores principais para avaliação temática sobre polinizadores, polinização e produção de alimentos, da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), da ONU (2014-2016). Entre 2003 e 2014 coordenou as edições nacionais dos cursos internacionais de campo sobre polinização. Em 2016 recebeu o prêmio Bahia pela Diversidade - Mulheres na Ciência, como pesquisadora destaque. É co-fundadora do projeto de ciência cidadã, Guardiões da Chapada, que visa envolver cidadãos em pesquisas e ações de conservação sobre polinizadores e polinização. Tem também atuado no desenvolvimento de estratégias de comunicação e de interação com a sociedade, que visam promover educação cientifica dos cidadãos e mudanças de atitude em relação à biodiversidade e seu papel no funcionamento dos ecossistemas.

Coordenadora do: Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas (LABEA)

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3442332785666908 

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: blande.viana@gmail.com

 

Bruno Vilela de Moraes e Silva

Biólogo e mestre em diversidade biológica e conservação nos trópicos pela Universidade Federal de Alagoas (2009 e 2012), com doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2016), com período de cotutela pela Universidad de Alcalá (Espanha). Realizou pós-doutorado na Washington University in St Louis entre 2016 e 2018 (EUA). Desde 2018, é professor adjunto na Universidade Federal da Bahia, onde ministra disciplinas na área de ecologia e estatística. Atualmente é coordenador do curso de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (Nota CAPES 6). É também pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade. Realiza pesquisas principalmente ligadas a macroecologia e macroevolução biológica e cultural. Também atua na criação de ferramentas estatísticas para apoio à pesquisa e ao ensino no ambiente de programação R.

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5535116365389028

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: brunovilelasilva@hotmail.com

Carlos Eduardo Copatti

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002), mestrado em Ciências Biológicas - Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Fisiologia Animal. Estuda fisiologia de peixes e limnologia. Orienta nos Programas de Pós-Graduação da Ufba: Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo) e; Zootecnia. Foi Vice-Coordenador (2013-2015) e Coordenador (2015-2016) do PPGBioEvo. É bolsista de produtividade CNPq - PQ-2.

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2254441871778798

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: carlosec@ufba.br

Carlos Eduardo Sampaio Guedes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2005) é mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universiade Estadual de Santa Cruz (2007) e doutor em Biotecnologia pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - Fiocruz (2012). Tem experiência nas áreas de Biologia Celular, Genética Molecular, Genômica, Proteômica, Filogenia Molecular e Evolução.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6898346030063073

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: cesgbio@ufba.br

Charbel Niño El-Hani

Professor Titular do Instituto de Biologia, UFBA, onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Fez pós-doutorado no Centro de Filosofia da Natureza e Estudos da Ciência, da Universidade de Copenhague, Dinamarca (2003-2004), com Claus Emmeche. Foi pesquisador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, colaborando com Boaventura de Sousa Santos, de janeiro de 2020 a julho de 2021. Coordena o INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, pela CAPES e pela FAPESB, que reúne 240 pesquisadores de 31 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Coordena o evento de popularização da ciência Café Científico Salvador (http://cafecientificossa.blogspot.com) e escreve no Blog Darwinianas (https://darwinianas.com/), vinculado ao INCT IN-TREE. O laboratório está vinculado a comunidade de práticas com professores da educação básica municipal de Conde-BA, atuantes em escolas situadas em comunidades pesqueiras artesanais. Principais interesses de pesquisa: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia. Na pesquisa em Educação Científica, o foco de suas investigações se situa no campo interdisciplinar de História, Filosofia e Ensino de Ciências, institucionalmente estruturado em torno do IHPST Group (http://ihpst.net/) e tendo como principal veículo o periódico Science & Education. É importante considerar que publicações em Filosofia da Biologia, Biologia Teórica e História da Biologia estão intimamente conectadas entre si e com estudos sobre educação científica. A título de exemplo, estudos filosóficos sobre propriedades emergentes e complexidade em sistemas vivos estão intimamente relacionados a estudos teóricos sobre redes complexas na mesma classe de sistemas, assim como a estudos educacionais sobre ensino de ecologia, genética e evolução, que se debruçam sobre complexidade dos modelos explicativos nessas ciências e dificuldades que acarretam nos contextos e nas práticas educacionais. Outro aspecto importante a ter em conta é que a pesquisa no laboratório coordenado pelo pesquisador tende a mover-se da compreensão e do diagnóstico para a intervenção no contexto educacional, devido à sua posição política e ética quanto ao modo como a pesquisa educacional deve ser conduzida e trazido a impactar a realidade. Tal intervenção, por sua vez, somente é feita, de acordo com a ética de pesquisa do laboratório, mediante laços colaborativos com professores atuantes, formando comunidades de prática, reunindo pesquisadores educacionais e professores-pesquisadores. Isso implica em alguns casos projetos e publicações com equipes de tamanho significativo, dado o engajamento de vários professores e o envolvimento com diversos contextos educacionais.

Coordenador do  Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8022297490892415

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: charbel.elhani@gmail.com

 
Cid José Passos Bastos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, na qual atua desde 1993. Coordena o Laboratório de Taxonomia de Briófitas (BrioFLORA), no qual desenvolve e orienta (IC), dentro do Programa BrioFLORA (Bahia-Brasil), atividades na área de Florística e Taxonomia de briófitas, tendo como foco as briófitas de Floresta Atlântica, das áreas serranas do Bioma Caatinga e, especificamente, a família Lejeuneaceae. É curador da coleção de briófitas do Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB). Integra o Núcleo de Especialistas em Briófitas da Sociedade Botânica do Brasil. Atualmente desenvolve projetos em parceira com pesquisadores de outras instituições.

Coordenador do Laboratório de Taxonomia de Briófitas

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5779259437028028

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: cjpbasto@ufba.br

Claudia Dias de Santana

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia(1988), especialização em Ensino Superior Área de Saúde pela Universidade Federal da Bahia(1991) e mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia(1998). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Biologia Celular. Atuando principalmente nos seguintes temas:Imunopatologia, Leishmania, Neutrófilos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2492764780996205

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: cdsantan@gmail.com

Claudio Ricardo Martins dos Reis

Professor adjunto de Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Doutor em Filosofia (UFRGS), mestre em Ecologia (UFRGS) e bacharel em Ciências Biológicas (UFRGS). Tem interesse especial em Filosofia da Biologia, da Ecologia e da Agroecologia, incluindo investigações sobre o papel apropriado dos valores na ciência. É vinculado ao INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), que reúne cerca de 200 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras (https://intree.org/). Participa do projeto internacional "Toward a science of intrinsic purposiveness: an organizational account of ecological functions and its implications to ecological research and environmental ethics" (https://www.biologicalpurpose.org/subaward-project/organizational-accoun...). É membro colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enativismo e Psicologia Ecológica (GEPEPE), que é vinculado principalmente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (https://www.ufrgs.br/gepepe/). Colabora também com o blog "Dialectical Systems: A Forum for Biology, Ecology and Cognitive Science", que teve início em 2022 e conta com pesquisadores de diferentes países e instituições (https://www.dialecticalsystems.eu/).

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0445794292160380

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: claudiormreis@gmail.com

Debora de Lucca Chaves Preza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1990) e mestrado em Produção Aquática pela Universidade Federal da Bahia (1995). Atualmente é professor do 3 grau da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Utilização dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: planaria de água doce, aedes aegypti, controle biológico, agrotóxicos e testes de toxicidade. Atualmente, como Doutora em Saúde Pública, interessa-se pelos efeitos dos agrotóxicos e de outras substâncias citogenotóxicas sobre a Saúde Humana e Ambiental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9733238109337183

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: deborapreza@gmail.com

Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso

Possui Graduação em Ciências Biológicas (2007), Mestrado em Botânica (2008) e Doutorado em Botânica (2012) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia. Realizou estágio de doutorado sanduíche (CNPq-SWE) (2011) em Montana State University (MSU), Bozeman, Montana, EUA. Foi pesquisador de pós-doutorado na UEFS entre 2012 e 2014. Também realizou pesquisa de pós-doutorado em 2013 no Royal Botanic Gardens, Kew (Inglaterra), como bolsista CAPES pelo Programa Reflora. Foi bolsista da The Royal Society (programa Newton Advanced Fellowships 2018) para atuar como pesquisador visitante do Royal Botanic Garden Edinburgh (2018-2020). Foi Professor Adjunto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2014-2022) e pesquisador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot) da UEFS (2016-2022). Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo) da UFBA e no Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot) do INPA, Manaus-AM. Colabora ativamente com o Legume Phylogeny Working Group (LPWG), no qual foi um dos autores principais de uma nova classificação filogenética das subfamílias de Leguminosae. É bolsista produtividade em pesquisa PQ2 do CNPq desde 2016 e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2021. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, filogenia molecular, evolução floral, biogeografia e diversificação da biodiversidade de plantas na Amazônia e florestas tropicais sazonalmente secas, com enfoque principal nas famílias Leguminosae e Ochnaceae. Possui domínio em método filogenético comparativo, biogeografia histórica e modelagem de distribuição espécies na linguagem R. Também atua como Editor Associado dos periódicos Taxon, Frontiers in Ecology and Evolution, Frontiers in Plant Science, Edinburgh Journal of Botany e Neodiversity. Ao longo de seus 15 anos de pesquisa, têm acumulado larga experiência de campo durante expedições de coleta de plantas em quase todos os domínios fitogeográficos do Brasil, tendo já coletado ca. 5.000 amostras, incluindo ca. 30 materiais-tipo. Já publicou 100 artigos científicos e 5 capítulos de livro, incluindo a catalogação de 34 novas espécies e 4 gêneros novos. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2013, pela melhor tese de doutorado do Brasil na área de Biodiversidade e foi também homenageado com as espécies novas Marcetia cardosoana (Melastomataceae) e Staelia domingosii (Rubiaceae).

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)  

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: cardosobot@gmail.com

Doriedson Ferreira Gomes

Bacharel em Ciências Biológicas-Ecologia:Recursos Ambientais pela Universidade Federal da Bahia (1998); Mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Geologia Ambiental (Paleoambientes, Paleoclima e Paleoecologia) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia-Ufba - Conceito Capes 6. Tem experiência na área de Ecologia e Paleoecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia e Palaeoecologia, Neolimnologia e Paleolimnologia, Neo e Paleoceanografia, Ecologia do fitoplâncton, Ecologia de diatomáceas, Reconstituições paleoambientais quantitativas, bioindicadores. Na UFBA, coordena o laboratório EcoPaleo.

Coordenador do Laboratório de Estudos Taxonômicos, Ecológicos e Paleoecológicos em Ambientes Aquáticos

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pòs-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)  

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8362416389366966

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: dfgomes@ufba.br

Eduardo Mariano Neto

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências- USP (1998) e doutorado em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pelo Instituto de Biociências- USP (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, onde foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento de 2012-2014. Também é membro dos programas de Pós Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do programa de Pós Graduação em Ecologia e conservação da Biodiversidade da Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua nas áreas de pesquisa ensino e extensão em ecologia de paisagens, conservação da biodiversidade, ecologia de comunidades arbóreas e restauração ecológicas.

Coordenador do: Laboratório Integrado de Georeferenciamento Ambiental (LIGA)

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pòs-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: eduardo.mariano@ufba.br  

Elizabeth Gerardo Neves

Possui graduação em Biologia Marinha (Bacharelado) pela UFRJ (1993), graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFRJ (1994), Mestrado em Zoologia (Pós-Graduação) - Museu Nacional/UFRJ (1998) e doutorado em Zoologia pela USP (2004). Curso em Reprodução de Corais pela University of Hawaii at Manoa (1997). Professor Visitante do Smithsonian Institution (2000). Pos-Doutoramento pelo Instituto de Geociências da UFBA (2005-2007). Atualmente, curadora assistente da coleção de Cnidaria - Museu de Historia Natural da Bahia/UFBA, professora adjunta do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, professor permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução do IBIO/UFBA e coordenadora do LABIMAR (Crustacea, Cnidaria e Fauna Associada) junto com Prof. Dr. R. Johnsson. Coordenadora geral do Programa de Avaliação e Pesquisa do Coral Sol na Baia de Todos-os-Santos, com apoio CENPES/Petrobras (formação em 2014 e implementação em 2018): P&D e Infra. Coordenadora da Etapa 3 - 'Ciclo de vida e biologia reprodutiva do coral-sol na BTS' junto ao mesmo programa. Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes. Demais temas de atuação: comunidades coralíneas, interações ecologicas, biologia reprodutiva e ciclo de vida, dispersão e introdução de espécies não-nativas. Índice h= 13, Indice i10= 17 

Coordena o Laboratório Crustacea, Cnidaria & Fauna Associada (LABIMAR)

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: elizabeth.neves@gmail.com

Emílio de Lanna Neto

Nascido em Brasília (DF), possui graduação em Ciências Biologicas (Bacharelado de Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2006) e mestrado (2008) e doutorado (2012) em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/ UFRJ (2012). Atualmente é Professor Adjunto III no Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia. Fez parte do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal (do qual foi coordenador entre 2016 e 20017) do Instituto de Biologia da UFBA. Integra o Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM). Atua na área de Biodiversidade, com ênfase na reprodução de invertebrados marinhos. Como áreas específicas destacam-se estudos sobre a influência das estratégias reprodutivas na história de vida, biologia do desenvolvimento e evolução de esponjas (filo Porifera). Além dessas sub-áreas também realiza estudos de sistemática de esponjas calcárias (classe Calcarea).

Coordena o Laboratório de Embriologia e Biologia Reprodutiva (LEBR)

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6341280285112278

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: emiliolanna@gmail.com

Favízia Freitas de Oliveira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia, 1998) e doutorada em Ciências Biológicas (Área de Concentração em Entomologia), pela Universidade Federal do Paraná (2003), com estagio doutoral (Doutorado Sanduíche, bolsista da CAPES) na The University of Kansas (KU, Lawrence, Kansas, USA) (2001). Realizou estágio de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (2004-2005), trabalhando a Utilização de Técnicas em Biologia Molecular como Ferramenta auxiliar à Taxonomia, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Arias (Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo) e do Dr. Walter Steven Sheppard (Washington State University), e em diferentes Museus de História Natural Europeus (2014-2015) estudando a Taxonomia das abelhas polinizadoras de diferentes culturas agrícolas no Brasil, atuando como coordenadora do "Nó Norte-Nordeste" da Rede de Taxonomia do Projeto "Conservação e Manejo de Polinizadores para Agricultura Sustentável através de uma Abordagem Ecossistêmica?, mais conhecido como Polinizadores do Brasil (FAO/GEF/UNEP/FUNBIO/MMA/CNpq), no período de 2009-2015, projeto no qual também trabalhou durante seu segundo pós-doutoramento. Atualmente é Professora Associada nível III e pesquisadora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, exercendo a curadoria titular da Coleção de Invertebrados Terrestres, e, principalmente, das Coleções de Hymenoptera, Coleoptera, Lepidoptera e Diptera do Museu de História Natural da Bahia (MHNBA/Zoologia), atuando também como Conselheira da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) e coordenadora da Rede Baiana de Polinizadores (REPOL), fazendo parte de seu comitê executivo. É Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS-UFBA), atuando também como professora permanente do Programa de ?Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicações e Valores (PPGECOTAV)? do Instituto e Biologia da UFBA. Foi parceira do Dr. Jesus Santiago Moure (Pe. Moure) e da Dra. Danúncia Urban (1999-2003), seus orientadores quando foi estudante de Mestrado e Doutorado, na UFPR, compartilhando com o Pe. Moure um interesse especial pelas abelhas sem ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). Entre 2003 e 2015, em colaboração com a Dra. Blandina Felipe Viana (UFBA) e o Dr. Peter Kevan (Departamento de Biologia Ambiental da Universidade de Guelph, Canadá), participou como professora colaboradora nos cursos de campo sobre Biologia e Ecologia da Polinização, ministrados pelo Dr. Kevan, trabalhando a taxonomia dos insetos polinizadores. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemática, Taxonomia e Bionomia dos Hexapoda Terrestres, com ênfase nas abelhas (Hymenoptera, Anthophila), Taxonomia de Abelhas (Anthophila), Bionomia de Hexapoda, Sistemática e Taxonomia Meliponinae (Hymenoptera, Apidae), Conservação e Manejo de Polinizadores em Ecossistemas Naturais e Agroecossitemas, Biodiversidade de Insetos, Entomologia Forense.

Coordena o Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos (BIOSIS)

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)

 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Fernanda Fernandes Cavalcanti

Possui graduação em Ciências Biológicas/ Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado e doutorado em Ciências Biológicas/ Zoologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro/ UFRJ (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e membro do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução da UFBA, no qual orienta alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Biologia Marinha, com interesse principalmente em Sistemática e Morfologia de Esponjas Calcárias, Bioinvasão, Dinâmica populacional e Ecologia de esponjas marinhas. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6265288896605456

Credenciada em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
 
Francisco Carlos Rocha de Barros Júnior

Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1992), mestrado em Ecologia pelo Instituto de Biociências - Universidade de Sao Paulo (CNPq, 1997), doutorado em Ecologia Marinha no Centre for Research on Ecological Impacts of Coastal Cities, Universidade de Sydney (CAPES, 2002), pós-doutorado pela Universidade de Sydney (2002), pela UFBA (DCR/CNPq, 2003-2005) e Moss Landing Marine Laboratories, California (PDJ/CNPq, 2013-2014). Contratado como professor pela Universidade Federal da Bahia em 2006. Coordenador do Laboratório de Ecologia Bentônica no Instituto de Biologia e no Centro Interdisciplinar em Energia e Ambiente. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica e Ecologia, com ênfase em ecologia bentônica marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia marinha, bentos, sistemas estuarinos, macrofauna bentônica e delineamento experimental. Membro do Conselho do Parque Municipal Marinho da Barra. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). 

Coordena o Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB)

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)   

 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: franciscobarros.ufba@gmail.com

Francisco Kelmo Oliveira dos Santos

Diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Membro da Comissão de Normas e Recursos e Presidente da Comissão de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Bahia. Atuou como Presidente do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia (2016/2017). Professor permanente do programa de de pós-graduação stricto sensu em Ecologia e do programa de Biodiversidade e Evolução (IBIO/UFBA). Atua, ainda, como Professor Colaborador dos cursos de pós-graduação stricto sensu do Marine Institute - University of Plymouth. Trabalhou como geneticista (2003-2007) e exerceu a função de Diretor Executivo (2007-2012) do Gennus - Centro de Aconselhamento Genético. Atuou como coordenador do curso de pós-graduação em Genética da Universidade Salvador, Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa e Professor Adjunto da Universidade Salvador. Exerceu as funções de Diretor Acadêmico da Faculdade Metropolitana de Lauro de Freitas (Polifucs) de 2002 a 2006. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase na avaliação dos distúrbios naturais e antropogênicos no ambiente marinho costeiro, atuando como consultor Ad Hoc para instituições de fomento, bem como para jornais e periódicos de circulação internacional. Desde 2002, ampliou suas pesquisas para a linha de ecologia de populações humanas com ênfase nos cuidados à saude ao mesmo tempo em que procura desenvolver nos indivíduos a percepção de que a sua sustentabilidade socioeconômica é indissociável da sustentabilidade ambiental. É consultor Ad Hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e consultor Ad Hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP/MEC), para atos regulatórios de Autorização, Reconhecimento, Renovação de reconhecimento de cursos de graduação, bem como nos atos de Credenciamento e Recredenciamento de instituições ensino superior. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3875671792016974

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ;  Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)  

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Contato: kelmo@ufba.br
 
Gabriel Barros Gonçalves de Souza
Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor Adjunto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador, bem como do Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira (BioTecPesca) da UFRJ. Desenvolve projetos de ecologia básica e aplicada, associados aos seguintes temas: (i) dinâmica de sistemas socioecológicos; (ii) abordagem ecossistêmica na gestão da pesca marinha; (iii) gestão ambiental baseada em serviços ecossistêmicos; e (iv) ecologia de estuários e zonas costeiras. Atualmente faz parte da equipe de Jovens Pesquisadores Voluntários que auxiliam na elaboração do Diagnóstico Brasileiro Marinho-Costeiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, conduzido pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).
 
 
Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)
 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Gilberto Cafezeiro Bomfim

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Patologia pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal da Bahia (2009). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, atualmente participando de projeto de pesquisa envolvendo redes complexas e genômica e proteômica comparativas. 

Coordena o  Laboratório de Genética de Populações e Evolução Molecular "Profa. Miriam Tavares" (GENEV)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1316138709601343

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Perfil no: Instagram do NUPEX

 

Contato: gcbomfim@ufba.br

Henrique Batalha Filho

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006), Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutor em Ciências Biológicas (Biologia/Genética) pela Universidade de São Paulo (2012), com período sanduíche no Zoological Museum University of Copenhagen e no Swedish Museum of Natural History. Realizou pós-doutorado no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP (01/2013 a 07/2013). Atualmente é professor Associado 1 do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. É orientador nos programas de pós-graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA), Ecologia e Biomonitoramento (UFBA) e Genética, Biodiversidade e Conservação (UESB). Tem experiência nas áreas de genética, evolução, sistemática molecular, filogeografia e biogeografia.

Coordena o Laboratório de Evolução e Biogeografia

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) ;  Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1967904095420961

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 

 

Hilton Ferreira Japyassú

Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, e pós doutorado na Universidade de Saint Andrews (Reino Unido). Foi pesquisador científico no Instituto Butantan, Professor na PUC-SP, e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, onde foi coordenador do PPG em Biodiversidade e Evolução, participando também da administração do PPG em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, e coordenou o XXXV Encontro Anual de Etologia. Tem experiência na área de Etologia (Psicologia Experimental), Zoologia e Ecologia, sempre com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: plasticidade fenotípica, síntese evolutiva estendida, cognição estendida, personalidade animal, evolução e ecologia do comportamento social.

Coordena o Núcleo de Etologia e Evolução (NuEVo)

Credenciado emPrograma de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9708517516877630

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: japyassu@ufba.br
 
Iara Sordi Joachim Bravo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Comportamental de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos alimentar, sexual e de oviposição de moscas-das-frutas da família Tephritidae; interação inseto-planta e ecologia química. Tem parcerias de pesquisa em moscas-das-frutas com pesquisadores das seguintes Instituições: EMBRAPA-Mandioca e Fruticultura, EMBRAPA-Semiárido, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Biofábrica Moscamed-Brasil, Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal de Alagoas. Coordena projetos em rede em âmbito nacional e internacional.

Coordena o Laboratório de Ecologia Nutricional de Insetos (LENI)

Credenciada em Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Contato: ibravo@ufba.br
 

 

Ivana Nunes Gomes de Araújo

Professora adjunto II da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia. Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (2004). A professora foi responsável pela implantação da Olimpíada Baiana de Biologia e atua como coordenadora do programa. Na área de educação, desenvolve trabalhos em Educação Ambiental e Ensino de Biologia. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental NEPEA e o curso lato sensu de Especialização em Educação Ambiental na modalidade a distância. Tem e formação e experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Patologia experimental com ênfase no estudo da infecção patógeno - célula hospedeira.

Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (NEPEA

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0739834969744287

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Janaína Lima de Oliveira

Professora Adjunta do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo). Doutora em Biologia & Bioquímica pela University of Bath (UB). Mestre em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente vinculada ao Laboratório de Embriologia e Biologia Reprodutiva (LEBR), tem como principais interesses Evolução Molecular do Desenvolvimento e Evolução de Genes e Genomas.

Coordena o Labortório de Embriologia e Biologia Reprodutiva (LEBR)

Credenciada em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)  

 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

 

Josanídia Santana Lima

Professora titular do Instituto de Biologia da UFBA, Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Aufbaustudium Biogeographie Und Raumbewertung - Saarbruecken Universitaet (1987) e doutorado em Landschaftsplanung - Landschaftsoekologie - Gesamthochschule Kassel Universitaet (1992). Ultimo Pos doutoramento (o terceiro) no Laboratório de Culturas e Sociedade na Europa da Universidade de Strasbourg na França entre fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, escrevendo sobre a Agricultura Biológica como Substrato para Reflexões Sociológicas. Atualmente é Professora Associada Nível IV da Universidade Federal da Bahia, Consultora AD HOC dos periódicos: Environmental Monitoring and Assessment, - BIOIKOS - PUC-Campinas, - Revista Brasileira de Botânica (0100-8404), - Revista Árvore - Journal of Brazilian Forest Science, - Bioresource Technology (0960-8524) e - Environmental Pollution (Barking) (0269-7491). Tem experiência na área de ecologia aplicada, com ênfase em Biomonitoramento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos orgânicos, compostagem, avaliação da ação do composto no beneficiamento de solos, desenvolvimento rural com ênfase na agricultura familiar e biomonitoramento da poluicao atmosferica. Idealizadora e Coordenadora da Feira Agroecológica da UFBA.

Coordena o  Laboratório de Alternativas Viáveis a Impactos em Ecossistemas Terrestres (LAVIET) 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9893255912145195

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: joslima@ufba.br

José Geraldo de Aquino Assis

Agrônomo e professor da Universidade Federal da Bahia atuando em disciplinas relacionadas a Genética, Evolução ou Botânica Aplicada. Seu principal tema de interesse em pesquisa e extensão são os Recursos Genéticos Vegetais, com enfoque especial nas Plantas Alimentícias não Convencionais.

Coordena o Laboratório de Genética e Evolução de Plantas (LAGEV)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1492404494197415

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: jgaassis@ufba.br

José Marcos de Castro Nunes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1999), Doutor em Ciências (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutorado na Harvard University desenvolvendo estudos em genômica de macroalgas marinhas. Professor da Universidade Federal da Bahia desde 1993. Professor da Universidade do Estado da Bahia (1990-2013). Curador da Coleção de Algas do Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB). Coordenador do Laboratório de Algas Marinhas - LAMAR/UFBA. Membro Associado a International Phycological Society. Experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia, Biologia Molecular, Filogenia e Ecologia de algas marinhas. Desenvolve projetos em monitoramento do ambiente marinho, utilizando as algas marinhas como indicadores da qualidade ambiental. Professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação: Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (Universidade Federal da Bahia); Biodiversidade e Evolução (Universidade Federal da Bahia); e Botânica (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Coordena o Laboratório de Algas Marinhas (LAMAR)

Credenciado emPrograma de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

Acesse o Currículo Lattes em jmcnunes@ufba.br

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: jmcnunes@ufba.br

Kelly Regina Batista Leita

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), tem Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Botânica pela mesma Universidade. Atualmente ocupa a Classe de Professor Associado III do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, campus de Ondina, Salvador. Tem experiência na área de anatomia vegetal de órgãos vegetativos. Trabalha principalmente com anatomia aplicada à taxonomia de diferentes grupos vegetais e anatomia aplicada à ecologia de plantas aquáticas de lagoas temporárias do semiárido.

Coordena o Laboratório de Anatomia Vegetal e Identificação de Madeiras (LAVIM)

Currículo Larttes: http://lattes.cnpq.br/8789432452135751

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: kleite@ufba.br

Lázaro Benedito da Silva

É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. É Curador da Xiloteca Professor José Pereira de Sousa (PSPSw) do IBIO/UFBA. Foi Chefe de Departamento de Botânica do IBIO/UFBA (2000 - 2002), Representante do Reitor na CPPD/UFBA (2006 - 2009) e Chefe do Núcleo Acadêmico de Ensino - NAE - IBIO/UFBA (2017 - 2019). Pós Doutorado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, como bolsista da CAPES, sobre o trânsito de madeiras entre Barsil e Portugal nos Sec. XVIII e XIX (2014 - 2015); Doutorado no Programa de Pós Graduação em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002 -2006); Especialização em Anatomia de Madeiras no Jodrell Laboratory, Royal Botanic Gardens Kew, Inglaterra (2005); e Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995 - 1997). Atua na área de Anatomia de Madeira Aplicada à Tecnologia nos seguintes temas: Anatomia da Madeira e desenvolvimento sustentável; Anéis de crescimento; Potencial das Madeiras; Identificação de Madeiras Históricas e Comérciais. 

Coordena o Laboratório de Anatomia Vegetal e Identificação de Madeiras (LAVIM)

Credenciado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) 

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: bsilva@ufba.br

Luciana Veiga Barbosa

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1994), doutorado pela Universidade de São Paulo (1994 a 1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (Fapesp - 1999 a 2000) e Universidad Politécnica de Madrid (Capes - 2014 a 2015). Atualmente desenvolve estudos de hemoparasitas em bovinos com ênfase em Trypanossoma sp, Babesia sp e Anaplasma sp, projeto em cooperação com a ADAB/BA e Cetab. É professora titular da Universidade Federal da Bahia, membro suplente do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) e do Conselho de Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFBA. 

Coordena o Laboratório de Genética e Evolução de Plantas (LAGEV)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9446127426853308

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: veiga@ufba.br 
Luiza Olívia Lacerda Ramos

Sou Graduada em Ciências Biológicas desde 1993 pela Universidade Católica do Salvador e em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu em 2010. Fiz o mestrado em Ciências da Educação de 2002 a 2004. Desenvolvi o Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, UFBA no período entre 2012 a 2016. De 2016 a 2019 fui professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no curso de licenciatura em Ciências Biológicas quando atuei também como Líder do GEInter - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade juntamente com a Profª Drª Rosilda Arruda Ferreira. Atualmente, sou professora da Universidade Federal da Bahia (2020-atual) atuando no Instituto de Biologia especificamente no curso de Licenciatura. Desde 2020 lidero o REDIs, Grupo de Estudos, Redes, Diálogos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade e atuou também como orientadora do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto de Biologia.

Coordena o Grupo de Estudos, Redes, Diálogos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4659716973302604

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: luiza@ufba.br

Marcelo Felgueiras Napoli

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1989/1990), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000/2001). Atualmente é: Professor Titular Nível 1 da Universidade Federal da Bahia (2002-atual); membro permanente do PPG em Biodiversidade e Evolução (Conceito CAPES - 4) e membro titular do respectivo colegiado (2021-presente); curador da Coleção de Anfíbios do Museu de História Natural da UFBA, Setor de Zoologia (2002-presente); Pesquisador Associado (colaborador) do Departamento de Vertebrados do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Editor Associado do Periódico Biota Neotropica (2016-presente). Exerceu as funções de Coordenador do Museu de Zoologia da UFBA (2006-2010); Coordenador do Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia (2016-2018), Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal (atualmente PPG em Biodiversidade e Evolução - PPGBioEvo) da UFBA (2007-2009; 2013-2015); Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal (Zoologia) da UFBA (Mestrado/Doutorado) (2015-2016); Membro permanente do PPG em Ecologia: Teoria Aplicação e Valores (PPGEco) da UFBA (2004-2021); Curador Sênior das coleções de Vertebrados do Museu de Zoologia da UFBA (2004-2010); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal/UFBA (2007-2009); Coordenador da Rede Baiana de Pesquisa sobre Anfíbios (RBPA/FAPESB) (2014-2020); Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Herpetologia - SBH (2016-2020); e Coordenador (equivalente a diretor/superintendente) de Pesquisa e Criação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA - PROPCI (2011-2014). Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia (Anfíbios), atuando principalmente nas linhas de pesquisa em Taxonomia e Ecologia de anfíbios anuros, mas com ações de pesquisa em Biogeografia, História Natural e Conservação de anfíbios.

Coordena o  Laboratório de Taxonomia e História Natural de Anfíbios (AMPHIBIA)

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7739069399024541

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: napoli@ufba.br

Maria Aparecida José de Oliveira

Pós -Doutorado-Université de Strasbourg (Laboratoire Cultures et Sociétés en Europe-Fr, MISHA:Ecologia urbana- Etnobotânica. Mestrado (1995) e Doutorado (1999) em Ciências Biológicas (Botânica)/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1989). Professora Titular do Instituto de Biologia/ Universidade Federal da Bahia. Experiência na área de Botânica aplicada, com ênfase na Ecofisiologia do Crescimento e Desenvolvimento vegetal das espécies nativas para recuperação de áreas degradadas. As atividades de extensão voltados para Ecologia urbana e Agroecologia.

Coordena o Laboratório de Sementes e Desenvolvimento Vegetal (LASED).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5730359043017612

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: aparecid@ufba.br

Maria Lenise Silva Guedes

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Maria Luiza Silveira de Carvalho

Bacharelado em Ciências Biológicas (2001-2004) e Mestrado em Biologia Vegetal (2005-2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro. Tem Doutorado em Botânica (2009-2013) pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (UEFS). Fez pós-doutorado (PNPD, 2014-2019) pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, onde foi professora substituta de Botânica (2017-18) e atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Biologia. Seu campo de atuação principal inclui a Biossistemática de Plantas, focando principalmente nos bambus herbáceos (tribo Olyreae). Também possui interesse nas áreas de genética e evolução, biogeografia e sistemática de Monocotiledôneas (especialmente na família Mayacaceae), orientando alunos de graduação e pós-graduação (pelo Programa de Biodiversidade e Evolução da UFBA ? PPGBioEvo). Também se interessa por atividades de extensão que envolva o tema 'cegueira botânica', sendo coordenadora de alguns projetos. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3424964295652757 

Credenciada em:   Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) 

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Miguel da Costa Accioly

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia - UFBA, coordenando o Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular - MarSol, atuou como revisor de artigos para as revistas Acta Botanica Brasilica, Revista Ciência Agronômica, Aquaculture (Amsterdam), Organizações e Sociedade e Boletim do Instituto de Pesca. Tem experiência na área de Ecologia e Gestão de ambientes costeiros e Maricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão da pesca e desenvolvimento de comunidades pesqueiras tradicionais, maricultura, criação de ostras, algicultura, ecologia marinha, tendo inclusive realizado algumas ações judiciais conhecimentos relacionados a esses temas. Na extensão universitária, juntamente com a coordenação de programas de longo prazo, ministra cursos de graduação e envolveu o trabalho de estudantes de pós-graduação nos temas de sustentabilidade nas comunidades tradicionais. Participou da criação e sistematização do "Observatório de Impacto de Coronavírus nas comunidades pesqueiras". Nos últimos anos tem atuado como representante da UFBA em diversos conselhos de gestão ambiental e territorial, tais como Resex de Canavieiras, APAs de São Bartolomeu, de Tinharé-Boipeba, das Dunas e Lagoas do Abaeté, do Conselho Estadual de Meio Ambiente, de grupos de trabalho para o manejo pesqueiro das espécies ameaçadas de extinção e da contaminação do chumbo em Santo Amaro/BA, e recentemente do Comando Unificado para o Incidente do Óleo de Origem Desconhecida na Bahia.

Coordena o Laboratório de Ecologia Costeira e Maricultura (Ecomar)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4205607277363879

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Contato: accioly@ufba.br
Moema Cortizo Bellintani

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (1999), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Atualmente é professora associada do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, Genética Vegetal e Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia Vegetal, Cultura de Tecidos Vegetais e Plantas Ornamentais. 

Coordena o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais (LCTV)

Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br/5774278626018492

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Nadia Roque

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (1991), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa acadêmica na área de Sistemática Vegetal, com principal enfoque na família Asteraceae. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em sistemática e florística de Angiospermas junto ao Programa de Pós-Graduação em Botânica (UEFS) e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA). É bolsista produtividade de Pesquisa do CNPq desde 2010. Desenvolve projetos em parceria com pesquisadores do Smithsonian Institution (EUA), Museo de La Plata (Argentina), e Instituto de Biociências (USP). Entre as atividades administrativas, destaca-se como curadora do Herbário ALCB, seção plantas vasculares.

Coordena o: Laboratório Flora (#labflora_ufba)

Credenciada em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) ; Programa de Pòs-Graduação em Botânica (UEFS)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX
 
 
Pablo Rafael Silveira Oliveira

Graduação em Ciências Biológicas (2005-2008) pelo Instituto de Biologia (IBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado (2008-2010) pelo curso de Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com dissertação na área de imunorregulação de doenças parasitárias. Doutorado (2011-2015) em regime de co-tutela pela École Doctorale de Sciences de la vie et de la santé (Aix-Marseille Université, França) e pelo PgBSMI-FIOCRUZ, com tese na área de genômica de doenças infecciosas. Pós-doutorado (2015-2017) no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA, com ênfase em genômica populacional e epidemiologia genética. Tem experiência nas áreas de epidemiologia genética, genômica comparativa, epigenômica e genômica funcional, sequenciamento de nova geração (NGS), exoma e transcriptoma. Professor adjunto do IBio-UFBA. Pesquisador colaborador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS-FIOCRUZ), conduzindo estudos vinculados ao consórcio Epidemiologia Genômica de Coortes Brasileiras (Epigen-Brasil). Docente do Programa de Pós-Graduação em Imunologia (PPgIm-UFBA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0858029972032771

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: pablorafael_ssa@hotmail.com

 
Patrícia Oliveira Fiuza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2011). Mestre e doutora em Ciências Botânica pela mesma instituição (2011-2017). Desenvolveu projeto de doutorado sanduíche na área de taxonomia e ecologia de fungos aquáticos (Coastal Carolina University, Carolina do Sul, Estados Unidos). Pós-doutora na área de Taxonomia de criptógamos - Botânica (2018), UEFS/CNPq, e Sistemática e Evolução (2023), PPGSE-UFRN. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao Instituto de Biologia. Curadora na área de Fungos assexuais/ fungos de água doce da iniciativa internacional Outline of Fungi ( http://outlineoffungi.org). Tem experiência nas áreas de Botânica, Microbiologia e Micologia com ênfase em Sistemática e Ecologia de fungos.

Coordenadora do Laboratório de Microbiologia Ambiental (LMA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2590857295836560

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato:  patyfiuzabio@gmail.com

Paula Carvalhal Lage Von Buettner Ristow

Professora Associada no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Co-fundadora e atual vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Microbiologia (Mestrado) da UFBA. É coordenadora do Laboratório de Bacteriologia e Saúde (LABACS), no Instituto de Biologia da UFBA, membro da Rede de Ciências Ômicas (RECOM) e pesquisadora colaboradora no Instituto Gonçalo Moniz, FIOCRUZ, Bahia. É Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002), possui Mestrado e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008). Realizou Doutorado sanduíche no Institut Pasteur de Paris, França (2005-2007) na Unidade de Biologia de Espiroquetas. Realizou pós-doutorado e foi Pesquisadora Visitante no Laboratório de Patologia e Biologia Molecular do Instituto Gonçalo Moniz, FIOCRUZ-BA (2008 a 2011). Tem experiência em bacteriologia médica, patogenicidade bacteriana, biofilmes, doenças infecciosas de animais. Atua em pesquisas relacionadas a: leptospiras, leptospirose, biofilmes, patogênese bacteriana, biologia de patógenos e genômica. 

Coordena o Laboratório de Bacteriologia e Saúde (LABACS)

Credenciada em:  Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (UFBA)

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Paulo de Oliveira Mafalda Junior

Possui graduação em Oceanologia (FURG,1985), mestrado em Oceanografia Biológica (FURG, 1989), doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000) e Pós-Doutorado em Oceanografia no Instituto Español de Oceanografia (2004). É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, ensinando Zooplâncton e Bioestatística. É coordenador do Laboratório de Plâncton (LABPLAN), fundado em 11.05.1991, no Instituto de Biologia da UFBA, vinculado ao Grupo de Pesquisa Diretorio CNPq "Ecologia e Biomonitoramento do Plâncton". As principais linhas de atuação são: Ecologia Pelágica; Taxonomia e Ecologia do Fitoplâncton, Zooplâncton e Ictioplâncton Marinho; Transporte e Dispersão de ovos e larvas de peixes marinhos; Análise Estatística Inferencial e Multivariada aplicada a Oceanografia. Entre 1995 e 2005 foi representante da área de Oceanografia Biológica do SCORE Nordeste do Programa REVIZEE (CIRM - MMA). É Professor Permanente Exclusivo do Programa de Pós-graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO-IGEO-UFBA), orientando nas áreas de: Diagnóstico e análise de impacto ambiental sobre a qualidade da água e plâncton; Efeitos ecológicos de atividades petroquímicas, emissários submarinos e de dragagens em áreas portuárias. Participa do INCT - CNPq, Ambientes Marinhos Tropicais (UFBA-UFPE-UFMA-UFRA), no GT2.2 VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA DIVERSIDADE E ESTRUTURA TRÓFICA DO AMBIENTE PELÁGICO NA PLATAFORMA CONTINENTAL e no GT 4.0 - Derrames de óleo, na plataforma continental de Salvador, Bahia. Participa do Programa de monitoramento do emissário submarino da CETREL, no litoral norte da Bahia (Convênio UFBA ? FEP ? CETREL), onde além de coordenar do grupo de Plâncton, também é responsável pela integração estatística dos resultados de plâncton e qualidade da água.

Coordena o Laboratório de Plâncton

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3316562315839076

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Contato: pomafa@ufba.br
Pavel Dodonov

Sou bacharel em Ciências Biológicas (2008) e mestre (2011) e doutor (2015) em Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos, SP, além de uma especialização (2013) em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPG-ECB) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus / BA. Desde julho de 2018 sou professor adjunto no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador / BA. Trabalho principalmente com influência de borda, fragmentação de hábitat e distúrbios ecológicos em geral e seus efeitos sobre a vegetação e, em menor grau, a fauna. Desde dezembro de 2020 sou coordenador do curso de Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, da UFBA. Em relação a ensino, ministro disciplinas de estatística e ecologia. Também tenho experiência com projetos de extensão em educação ambiental e mantenho o Mais Um Blog de Ecologia e Estatística - https://anotherecoblog.wordpress.com/.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9008153877455949

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no> Instagram do NUPEX

Contato: pdodonov@gmail.com

 
Pedro Luís Bernardo da Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor Titular do Instituto de Biologia da UFBA, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter- e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nos programas de pós-graduação (acadêmico e profissional) em ecologia da mesma instituição. Atualmente está envolvido com a investigação de processos de aproximação entre ciência e prática ambiental, com o desenvolvimento de estratégias de ensino para formação de mediadores da relação ciência-prática e com processos de aperfeiçoamento da gestão acadêmica institucional.

Coordena o  Laboratório de Ecologia Básica e Aplicada

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8799789625446617

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: peurocha@ufba.br 

Pedro Milet Meirelles

Professor Adjunto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Membro permanente da Pós-Graduação em Microbiologia (UFBA). Tem como principal interesse a Biologia Integrativa, especialmente relacionada a ambientes marinhos. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (setembro de 2009). Mestre e Doutor em Genética no Instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em Ecologia, Microbiologia, Bioinformática e Genética. Atua principalmente nos seguintes temas: microbiologia/metagenômica e ecologia de ambientes marinhos e Bioinformática.

Coordena o Laboratório de Biotecnologia (LABBIOTEC)

Credenciado em: Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (UFBA) 

 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

 

Priscila Camelier de Assis Cardoso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2007), pós-graduação lato senso (especialização) em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela Universidade Salvador (2009), mestrado em Diversidade Animal: Zoologia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e doutorado em Ciências (Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade) pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente, é professora (adjunto A) da Universidade Federal da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (IBIO/UFBA). Membra do corpo editorial do periódico Neotropical Ichthyology, do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Peixes e Eglas Ameaçados de Extinção da Mata Atlântica e do coletivo Ictiomulheres. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em sistemática, taxonomia, genética, filogeografia e biogeografia de peixes de água doce.

Acesse Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br/5822288200392555. Contato: priscilacamelier@ufba.br

Credenciada em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Perfil no Instagram do NUPEX

Rafael Paiva Farias

Possui Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou Pós-Doutorado (PDJ-CNPq) no Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua em pesquisas na área da Botânica e Ecologia Vegetal. As expertises compreendem temas como fenologia de espécies tropicais, interações planta-herbívoros (taxas de herbivoria, insetos galhadores, mastigadores e cortadores) e expressão de defesas antiherbivoria. Também possui interesse por taxonomia e inventários florísticos nas Florestas Tropicais úmidas e secas, biogeografia e conservação de espécies. Colabora com pesquisas acerca dos efeitos da fragmentação florestal, traços funcionais, distribuição de espécies, similaridade de nicho e anatomia vegetal. Recentemente tem iniciado pesquisas acerca da variabilidade intrapopulacional e intraindividual de traços funcionals diversos. Tem como principal modelo de estudo os grupos das samambaias e licófitas ("Pteridófitas"). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Botânica e atualmente coordena o Núcleo de Especialistas em Pteridologia.

 

Acesse o Currículo Lattes em: http://lattes.cnpq.br/9165989093432570

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Ravi Cajú Duré

Doutor e Mestre em Educação (PPGE/UFPB); Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN); Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UFPB), e Pedagogo (FAEL). Possui experiência docente na Educação Básica (Ensino Médio e Fundamental II), e no Ensino Superior. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Ensino de Biologia. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Malacologia da UFPB (GPEBioMA), e tem interesse nas áreas de Identificação Profissional Docente; Formação de Professores de Biologia; Currículo do Ensino Superior; Educação Ambiental; Didática das Ciências; e Metodologias de Pesquisa Qualitativa e Mista.

Currículo Lattes: http3848471476312813://lattes.cnpq.br/

Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Biologia da UFPB (GPEBioMA/UFPB): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8515890437006880

Contato: ravicdure@gmail.com

Rejâne Maria Lira da Silva

Rejâne M. Lira-da-Silva é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1990), com Aperfeiçoamento no Natural History Museum, Londres, Inglaterra(1991), no Muséum d´Histoire Naturelle, Paris, França (2015) e University of Adelaide, Austrália (2016); Especialização em Venenos Animais pelo Instituto Butantan, São Paulo, Brasil (1991); Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Brasil (1996); Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2001); Pós-Doutorado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Portugal (2007-2008 e 2015); Pós-Doutorado na The University of Melbourne, Austrália (2015-2016), tendo realizado visitas técnicas ao Instituto Pasteur, Benin (2015); Instituto Pasteur, Costa do Marfim (2015); Charles Campbell Toxinology Centre, Papua Nova Guiné (2016); Institulo Clodomiro Picado, Costa Rica (2016); Madras Crocodile Bank Trust and Centre for Herpetology, Índia (2016); e Little Flower Hospital, Índia (2016). É professora Titular da UFBA, coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) (desde 1997), curadora da Coleção Herpetológica e da Coleção Histórica do Museu de História Natural da Bahia (MHNBA/UFBA) (desde 2013) e Membro da Academia de Ciências da Bahia (desde 2016). Ex-avaliadora de Cursos de Graduação e avaliadora institucional do SINAES/MEC (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior 2005-2018); ex-coordenadora do PIBID/CAPES de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFBA (2010-2014); vice-coordenadora (2010-2012); coordenadora (2014-2022) da Rede Vital para o Brasil - Rede Nacional de Informação, Diálogo e Cooperação Acerca dos Animais Peçonhentos e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino. Filosofia e História das Ciências (2020-2022); editora-chefe da Revista Jovens Cientistas de Divulgação Científica (ISSN 2318-9770); bolsista do CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora ( 2014-2016). Bolsista do CNPq de Produtividade em Pesquisa em Divulgação Científica CNPq (2017-2023).

Coordena o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP)

Credenciada em: Progrma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Faculdade de Educação, UFBA)

 
Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Contato: rejane@ufba.br
 

 

Renata Lucia Leite Ferreira de Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001); doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós doutorado pela University of Alberta (Canadá) em 2016. Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: genética molecular, fibrose cística, deficiência intelectual, anomalias craniofaciais. e mutagênese.

Coordena o Laboratório de Genética Humana e Mutagênese

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3446319135765388

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Contato: fdelima@ufba.br
Ricardo Dobrovolski

Professor no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Concluiu o doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2012) onde realizou pesquisa em nível de pós-doutorado (2012-2013). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Évora, Portugal (2011-2012). Possui mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Bacharelado em Ciências Biológicas, ênfase ambiental (2004), Bacharelado em Ciências Biológicas, ênfase molecular, celular e funcional (2003) e licenciatura em Ciências Biológicas também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Foi Perito Criminal do Departamento de Polícia Federal (2007-2009). Seus interesses estão voltados para Macroecologia, Biogeografia, Ecologia de Paisagem e Biologia da Conservação.

Coordena o Laboratório de Macroecologia

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Ecologia (UFBA) ; Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7711175971556516

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Rodrigo Barban Zucoloto

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado nível IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética da Conservação, Genética de Populações, Filogenia Molecular, Evolução Molecular. Professor de Biologia Celular e Molecular.

Coordena o Laboratório de Genética de Populações e Evolução Molecular "Profa. Miriam Tavares" (GENEV)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5748736867950452

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: rbz@ufba.br

Rodrigo Johnsson Tavares da Silva

Rodrigo Johnsson cursou Ciencias Biológicas (Biologia Marinha e Licenciatura) pela UFRJ, fez o mestrado em Zoologia pelo Museu Nacional/ UFRJ e concluiu o Doutorado em Zoologia pela USP onde, no ano seguinte, fez seu posdoc. Ainda em 2003 foi aprovado em concurso para o Instituto de Biologia da UFBA, atuando a partir de 2004 no Departamento de Zoologia. Atualmente é professor titular, coordenando o LABIMAR - Laboratório de Crustacea, Cnidaria e Fauna Associada. É credenciado no curso de posgraduação em Biodiversidade e Evolução orientando mestrado e doutorado. No Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia é curador da coleção de Crustacea. Ja´atuou como coordenador de Graduação e como coordenador de Pós-Graduação em Diversidade Animal. Publicou 60 artigos em periódicos especializados Desenvolve projetos de pesquisa estudando fauna associada em invertebrados marinhos de recifes de coral e comunidades coralíneas, focando principalmente em Crustacea, Mollusca, Echinodermata, Porifera e Platyhelminthes.

Coordena o Crustacea, Cnidaria & Fauna Associada (LABIMAR)

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3643023200187227

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus
 
Romulo Barroso Baptista

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado e doutorado em Zoologia pelo Museu Nacional (2005, 2011) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui interesse pelos seguintes temas: sistemática de Annelida, filogeografia, espécies crípticas, especiação, darwinismo e história do pensamento evolutivo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6835733314839522

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Perfil no: Instagram do NUPEX

Contato: romulo.barroso@ufba.br

Sheila Vitoria Resende

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente é professora associado I da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em pesquisa na área de fisiologia de sementes e desenvolvimento vegetal e biotecnologia vegetal, e em ensino na área de fisiologia vegetal e biologia celular e molecular.

Coordena o Laboratório de Sementes e Desenvolvimento Vegetal (LASED)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3270360663963141

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: sresende@ufba.br
Suzana Telles da Cunha Silva

Professora Associada III do Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia. Doutora em Biologia Vegetal (UNICAMP), Pós-Doutoramento no Centro Médico da Universidade da California San Francisco (UCSF) e Pesquisador Associado desta Universidade (2000-2006). É detentora de 4 prêmios acadêmicos, sendo 2 deles internacionais. Prêmios recebidos: Inventor UFBA 2014 (5a Edição), Inventor UFBA 2012 (4a Edição), Selected Abstracts (2005) e Exceptional Research (2003). Projetos interdisciplinares nos campos da Biotecnologia de Microalgas, Bioquímica de Proteínas, Biologia Molecular e drug-discovery. Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFBA), vice-coordenadora do PMBqBM. Professora no curso de graduação em Farmácia (UFBA). Pesquisadora e Coordenadora do Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia (LaBBiotec) do Instituto de Biologia/UFBA. Possui 35 artigos publicados em revistas indexadas com 964 citações até o presente; nesse período registrou 7 patentes; dentre mestrados e doutorados orientou nos últimos anos 14 alunos, participando de dois programas de pós-graduação. Incluida em 2021 no AD Scientific Index Member, World Scientist University Ranking. 

Coordena o Laboratório de Biotecnologia (LABBIOTEC)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1235128239764591

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Tânia Regina Marques da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (2008). Professora Associada do Instituto de Biologia-UFBA. Desenvolve atividades de pesquisa envolvendo patogênese de leptospiras no Laboratório de Bacteriologia e Saúde, IBIO-UFBA. Tem experiência em imunohistoquímica e microscopia eletrônica de transmissão, atuando, principalmente, com a interação patógeno-hospedeiro. No campo da docência, tem experiência na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2268714855355968

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Vanessa Rodrigues Paixão Cortes

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestre (2008) e doutora (2012) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o Pós Doutorado como bolsista do CNPq na modalidade PDJ (2012) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Genética Médica Populacional. Também foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial 1 pelo Instituto Nacional de genética médica populacional (INaGeMP - 2013). Foi pós-doutoranda modalidade PNPD do PPGBM e do Dep. de Genética da UFRGS (2014). Atualmente é professora no Instituto de Biologia na Universidade Federal da Bahia e no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo - UFBA). Tem experiência em Genética e Evolução, atuando principalmente nas seguintes áreas: Evolução Humana, Mamíferos, Evolução Molecular, Genética Médica Populacional e Bioinformática. Foi vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Genética e Biodiversidade da UFBA durante 2015, exerceu o mandato de Coordenadora do PPGGenBio (2016- 2019). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo) da UFBA. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2014-2018).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6204196400470515

Credenciada em: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) 

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: vanessacez@gmail.com

Wagner Ferreira Magalhães

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado e doutorado em Zoologia com especialização em Biologia Marinha pela University of Hawaii at Manoa (2015). Foi Assistente de Pesquisa da Water Resources Research Center e Assistente de Professor do Departamento de Biologia da University of Hawai'i at Manoa. Fez pós-doutorando pela Water Resources Research Center da University of Hawaii at Manoa de 2016 a 2019. Atualmente é Professor Adjunto A do Instituto de Biologia na Universidade Federal da Bahia e professor colaborador do PPG em Biodiversidade e Evolução (Instituto de Biologia/UFBA). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Polychaeta e Ecologia de Bentos. 

Página profissional: https://raphidrilus.wixsite.com/wagner

Credenciado em:  Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA) 

Perfil no: ResearchGate - ORCiD - Scopus

Contato: wagnerm@ufba