Entre-Laços
Conheça as atividades estimuladas pelo NUPEX para aproximação do IBIO com setores da sociedade
ENTRE-LAÇOS Tecendo parcerias Universidade – Sociedade
Estímulo a iniciativas de coprodução de conhecimento e de formação continuada a partir de demandas apresentadas por diferentes setores da sociedade. (início do Programa: fev/2022)
MOTIVAÇÃO:
A ciência tem mais chance de ser efetivamente usada pela sociedade para gerar benefícios quando ela é produzida em parceria com a sociedade. O Programa de Extensão "Entre-Laços: Tecendo parcerias Universidade-Sociedade" é uma iniciativa do NUPEX que, cumprindo várias diretrizes da Política de Desenvolvimento do IBIO, tem por objetivo facilitar o estabelecimento dessas parcerias e, assim, ampliar o impacto social da ciência produzida pela Universidade.
COMO O PROGRAMA FUNCIONA:
Um setor social (coletivo social, ONG, escola, instância do poder público etc.) é procurado pela Coordenação do Programa ou a procura para apresentar uma demanda ou um problema cuja resolução envolva aporte de conhecimento científico. Essa Coordenação, então, busca, na comunidade do IBIO e de outras unidades da UFBA, uma equipe que tenha disponibilidade para estabelecer uma parceria com o demandante e intermedia o contato entre as partes. Elas, então, definem em comum acordo os objetivos a serem alcançados e as estratégias a serem adotadas, e executam a parceria.
EXEMPLOS:
Veja alguns exemplos de resultados de processos de coprodução entre IBIO e setores sociais no item "Coprodução", no menu principal dessa página.
ENTRE-LAÇOS
Tecendo parcerias Universidade – Sociedade
EDIÇÃO 2022 (acesse o convite para participar aqui)
Acesse aqui a descrição das demandas da Edição 2022:
- Demanda 1 - Frente Socioambiental de Piatã (impactos socioambientais da mineração)
- Demanda 2 - Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque (formação de professores)
- Demanda 3 - Ministério Público do Estado da Bahia (formação de gestores no Programa Município EcoLegal)
- Demanda 4 - Ministério Público do Estado da Bahia (formação em professores em educação ambiental)
- Demanda 5 - Ministério Público do Estado da Bahia (análise crítica das atividades de educação ambiental do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada)
Diretiz 004 - O IBIO deve estabelecer colaborações tanto com setores acadêmicos como com outros setores da sociedade.
Diretriz 011 - O IBIO deve estimular processos de integração entre diferentes tipos de conhecimento.
Diretriz 022 - O IBIO deve ampliar o envolvimento de setores da sociedade na produção de conhecimento científico visando a contribuir com o aprendizado individual e social.
Diretriz 023 - O IBIO deve ampliar o envolvimento de setores da sociedade na formulação de suas agendas de pesquisa visando a tornar o conhecimento produzido mais usável pela sociedade.
Diretriz 024 - O IBIO deve ampliar o envolvimento de setores da sociedade em suas atividades de pesquisa visando a contribuir para a resolução de problemas socioecológicos e com a transição para uma sociedade mais sustentável.
Diretriz 025 - O IBIO deve criar plataformas (como “balcões de ciência”) para atender demandas por conhecimento científico de segmentos sociais sem recursos para obtê-lo.
Diretriz 026 - A coprodução, pelo IBIO, de conhecimento científico adequado para a resolução de problemas socioecológicos deve preferencialmente envolver membros da sociedade que dominam conhecimentos tradicionais de modo a garantir o resgate e registro desse conhecimento.